Parte mecânica: Maria Eduarda Franquilim nº26 e Lara Flores nº17
Parte elétrica : Gabriela Santos nº 9 e Victor Hugo nº 36
Blog e relatório : Ana Luíza Rodrigues nº 4
terça-feira, 1 de novembro de 2016
Referências
Medições
Referências 1 e 2
http://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/resumo-de-fisica-quantidade-de-movimento-impulso-e-colisoes/
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/impulso-quantidade-movimento.htm
3,4 e 5
http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Cinematica/velocidade.php
http://www.sofisica.com.br/conteudos/FormulasEDicas/formulas.php
http://brasilescola.uol.com.br/matematica/calculo-aceleracao-media-um-movel.htm
Referências 1 e 2
http://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/resumo-de-fisica-quantidade-de-movimento-impulso-e-colisoes/
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/impulso-quantidade-movimento.htm
3,4 e 5
http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Cinematica/velocidade.php
http://www.sofisica.com.br/conteudos/FormulasEDicas/formulas.php
http://brasilescola.uol.com.br/matematica/calculo-aceleracao-media-um-movel.htm
Conclusão
No dia 01/11 nós participamos da competição entre todas as salas dos terceiros anos do EM e na nossa primeira batalha ganhamos pelo fato do grupo 10 do terceiro ano C não ter comparecido no horário previsto da competição, na nossa segunda batalha infelizmente perdemos, esperávamos um rendimento melhor mesmo sabendo de alguns problemas do nosso carrinho. Consideramos esse trabalho o mais complicado no sentido de ser mais "trabalhoso" estávamos trabalhando a todo momento ajeitando detalhes, pois esse trabalho dependia de muito cuidado e atenção e era os pequenos detalhes que faziam a diferença como por exemplo a pressão certa exercida pelo elástico, as rodas, e principalmente a parte elétrica que era o "coração" do nosso robô. De forma geral foi um trabalho onde todos do grupo interagiram mesmo com as dificuldades enfrentadas na construção do carrinho, adquirimos conhecimento básicos de elétrica, percebemos como os detalhes fazem toda a diferença, como o tamanho das rodas, a pressão do elástico, posição dos espetos, pois sempre que mexíamos em algum detalhe do robô percebíamos a grande mudança que nem sempre tendia para a lado bom. Essa foi nossa última iniciação tecnológica realizada por nós alunos do colégio e ficamos felizes e realizados por mais um trabalho que mesmo não atingindo bons resultados foi feito com muita dedicação, esforço e comprometimento.
Testes finais
No dia 21/10 foi realizado os últimos testes com o carrinho e obtemos os seguintes resultados:
1-9,65 s
2-7,69 s
3-9,00 s
4-6,59 s
5- 7,84 s
6-7,37 s
7-7,81 s
8-6,68 s
9-7,13 s
10-7,81 s
Assim sendo nosso melhor tempo foi de 6,59 s
1-9,65 s
2-7,69 s
3-9,00 s
4-6,59 s
5- 7,84 s
6-7,37 s
7-7,81 s
8-6,68 s
9-7,13 s
10-7,81 s
Assim sendo nosso melhor tempo foi de 6,59 s
Medições
Quantidade de movimento (referência 1 e 2)
Movimento: aceleração média e velocidade média (referências 3,4 e 5)
DDP, corrente elétrica, peso e normal (referências 6,7, 8, 9 e 10 )
DDP= fonte 4 pilhas de 1,5V = 6V
Corrente= não é possível calcular a corrente, pois a resistência do motor varia drasticamente, dessa forma medimos com um multímetro e descobrimos que a corrente é de 0,03 A.
Peso= medimos na balança e é = 973 g
Normal= 9,5354 N
Medições do robô parte do carrinho
1) Da base até a parte superior = 9cm
2) Comprimento das agulhas = 1,3cm
3) Distância entre os dois espetos = 4,5 cm
4) Largura do parafuso = 0,7 cm
5) Largura total da parte superior do carrinho (aerofólio) = 12,3 cm
6) Largura da base = 12,1 cm
7) Raio da roda = 6 cm
8) Altura do escudo = 5,2 cm
9) Comprimento do escudo = 13 cm
10) Raio do motor = 1,1 cm
11) Tamanho dos palitos = 13 cm
12) Raio do rolamento = 1,5 cm
13) Raio da roda frontal = 1,5 cm
14) Distância entre os dois motores
15) Distância entre o motor e a base = 6 cm
16) Comprimento do aerofólio = 15,5 cm
17) Distância entre as rodas = 13,3 cm
18) Distância entre as rodas = 13,3 cm
19) Comprimento do auxilio de rolamento = 1,6 cm
20) Altura da roda dianteira = 12 cm
21) Diâmetro da roda frontal = 2,7 cm
Robô Gladiador: problemas e soluções
Tivemos alguns problemas no carrinho como:
-Arrumar a roda da frente (passar cola quente)
-Passar fita isolante no CD
-Arrumar parte elétrica
-Arrumar a suspensão, o ponto certo de pressão do elástico para não ser tão forte e nem tão fraco.
-Arrumar o tamanho do espeto
-Problema em controlar o carrinho, pois ele não estava virando para o lado esquerdo.
Soluções:
-como nossa cola quente não era boa pedimos auxílio do Bettonit que emprestou a cola.
-De início não conseguimos colocar a fita "certinha" tivemos que tirar e colocar várias vezes e depois de muitas tentativas conseguimos.
-A parte elétrica foi a mais complicada pois os fios não estavam conectados corretamente estava dando "mau contato" pedimos auxílio do Bettonit e assim o problema foi em partes resolvido pois não conseguimos ter um bom controle do robô.
-O elástico que estávamos usando ou era muito forte fazendo muita pressão e atrapalhando no rolamento e no funcionamento do motor ou era muito fraco que atrapalhava no motor e também no rolamento, com o auxílio do Bettonit ele nos orientou e nos mostrou como deveria ser colocado o elástico.
-De início estávamos usando um espeto que infringia a regra da competição e tivemos dificuldade em arrumar a posição ideal e colar no carrinho depois cortamos corretamente e colamos novamente.
-A parte elétrica como citada acima foi a mais difícil pedimos auxilio do Bettonit que nos auxiliou na conexão dos fios e resolveu o problemas do lado esquerdo por um tempo, esse foi um problema que não conseguimos resolver.
-Arrumar a roda da frente (passar cola quente)
-Passar fita isolante no CD
-Arrumar parte elétrica
-Arrumar a suspensão, o ponto certo de pressão do elástico para não ser tão forte e nem tão fraco.
-Arrumar o tamanho do espeto
-Problema em controlar o carrinho, pois ele não estava virando para o lado esquerdo.
Soluções:
-como nossa cola quente não era boa pedimos auxílio do Bettonit que emprestou a cola.
-De início não conseguimos colocar a fita "certinha" tivemos que tirar e colocar várias vezes e depois de muitas tentativas conseguimos.
-A parte elétrica foi a mais complicada pois os fios não estavam conectados corretamente estava dando "mau contato" pedimos auxílio do Bettonit e assim o problema foi em partes resolvido pois não conseguimos ter um bom controle do robô.
-O elástico que estávamos usando ou era muito forte fazendo muita pressão e atrapalhando no rolamento e no funcionamento do motor ou era muito fraco que atrapalhava no motor e também no rolamento, com o auxílio do Bettonit ele nos orientou e nos mostrou como deveria ser colocado o elástico.
-De início estávamos usando um espeto que infringia a regra da competição e tivemos dificuldade em arrumar a posição ideal e colar no carrinho depois cortamos corretamente e colamos novamente.
-A parte elétrica como citada acima foi a mais difícil pedimos auxilio do Bettonit que nos auxiliou na conexão dos fios e resolveu o problemas do lado esquerdo por um tempo, esse foi um problema que não conseguimos resolver.
Reuniões
Devido a incompatibilidade de horário para nos reunirmos cada um foi fazendo sua parte aos poucos e as discussões eram todas por meio do Whatsapp e na escola era onde discutimos e decidimos o que era melhor fazer e cada dia um levava o robô para casa para fazer sua parte.
Introdução robô gladiador
O trabalho do robô gladiador consistia na construção de um "carrinho robô" que possui parte elétrica e mecânica onde a parte elétrica era controlada por um "piloto" que fazia o carrinho andar. O primeiro objetivo era fazer um zigue zague em formato do número oito e o objetivo principal era na competição estourar a bexiga do concorrente. Como nossa equipe possui 5 pessoas 2 ficaram responsáveis pela parte da mecânica do robô (suspensão, colocação das rodas, recorte do corpo do carrinho constituído de papelão etc), outras duas pessoas ficaram responsáveis pela parte elétrica (motor, ligação dos fios) e 1 pela parte do blog.